Com a incidência de casos confirmados de covid-19 em Parauapebas, a Secretária Municipal de Saúde está intensificando as ações de atendimento à população, assim como as orientações corretas que são fundamentais para quem busca informações quanto a assistência oferecida pelo sistema público de saúde. Nos últimos meses a maioria das pessoas que apresenta sintomas de imediato procura atendimento na upa, o que acaba sobrecarregando a demanda, e gerando uma fila de espera. Por isso, é importante esclarecer que outras unidades de saúde também estão habilitadas para fazer esse tipo de atendimento.
De acordo com Paulo Vilarinho, secretário adjunto de saúde, a procura por atendimento médico cresceu bastante nos últimos dias, por isso o reforço no atendimento se faz tão importante; “estamos num momento delicado, não se pode descuidar, por isso continuamos em alerta e orientamos a população caso apresentem sintomas do covid-19, procurar não só a upa, mas também as unidades de referência do bairro dos Minérios, VS10, Liberdade i, e UBS do bairro cidade nova.
De acordo com a SEMSA nos meses de janeiro e fevereiro foram 5.399 atendimentos nas UBS’s polos, e em apenas 07 dias do mês de março, foram 1.173 atendimentos. Isso significa que infelizmente muitas pessoas deixaram os cuidados básicos de lado, como o uso de máscaras, álcool em gel e principalmente o distanciamento social. Os atendimentos nas unidades polos são feitos de segunda a sexta das 7h da manhã às 19 horas.
“lembrando que ao apresentar sintomas do coronavírus, podem procurar as unidades de saúde já mencionadas, todos os centros de atendimento estão seguindo as medidas de prevenção “finalizou Paulo Vilarinho, secretário adjunto de saúde.
Fonte: Ascom / Reportagem: Dayane dos Santos