Definidas como principal meta de sua gestão, Edilson Valadares foi até Palmas, Tocantins, para conhecer de perto escolas de tempo integral
O ensino em Canaã dos Carajás está prestes a alcançar mais uma grande conquista: o ensino de tempo integral. A novidade é aguardada por pais e alunos já há bastante tempo no município. O investimento em novas escolas e a queda do número de alunos poderá permitir que a novidade chegue em breve na Terra Prometida.
Edilson Valadares, atual secretário de educação, admitiu em sua posse, no último dia 3 de abril, que a implantação de escolas de tempo integral é a sua principal meta enquanto gestor da pasta.
Buscando conhecimento a respeito da modalidade de ensino, Valadares viajou até Palmas, Tocantins, para acompanhar de perto a rotina de escolas de tempo integral. Por lá, o secretário canaense foi recebido pelo gestor da educação de Palmas, Danilo Melo.
Várias unidades da capital foram visitadas e Edilson pôde ter uma ideia dos rumos que a educação local precisa tomar para alcançar tal conquista. Questionado, Edilson falou à reportagem sobre a visita: “O secretário Danilo já foi o meu professor em Palmas. Ele me levou até essas escolas para que eu pudesse ver de perto esse trabalho. As escolas são muito boas e funcionam perfeitamente. Um dos intuitos que tenho à frente da Secretaria é implantar esse ensino em Canaã. Além disso, também temos o objetivo da elevação do IDEB; em Palmas é bem alto. Foi uma visita muito produtiva e uma boa troca de experiências.”
Valadares também explicou a rotina dos alunos nas unidades tocantinenses: “Aqui o estudante entra às 07:00h, ele tem as refeições durante o dia, peças teatrais, aulas de música, aulas de dança; lá existe um projeto ‘Roça na Escola’, eles plantam e consomem na merenda. O que sobra, eles fazem a feira no sábado na quadra coberta. Gostei bastante e acho que pelo menos duas já podem ser implantadas. Há o interesse do governo de construir uma escola de tempo integral lá no Residencial Canaã.”
O secretário também falou sobre a possibilidade de uma parceria com a Vale para essa implantação. De acordo com ele, o secretário Danilo ganhou o apoio da mineradora no projeto das integralidade do ensino nas instituições da capital.
Segundo o prefeito Jeová Andrade, escolas de tempo integral deverão ser implantadas em Canaã até o ano de 2019.