Programa Vencer: Prefeitura de Parauapebas divulga lista dos beneficiários com direito a receber auxílio emergencial

Das 12.674 pessoas que recorreram ao auxílio emergencial do Programa Vencer lançado em março deste ano, 9.988 atenderam a todos os critérios para a concessão do benefício e tiveram o cadastro aprovado pelo Conselho Gestor, formado por técnicos do Gabinete da Prefeitura e mais seis secretarias.

Outros 1.362 cadastros se encontram pendentes de informações e 1.324 foram reprovados por vários motivos, como: o requerente é menor de 18 anos de idade ou não reside em Parauapebas ou ainda apresentou duplicidade de endereço. Nesta situação, foram constatados mais de dois mil casos, contrariando a Lei Municipal nº 4.939/21, que criou o Programa Vencer.

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Para quem se encontra pendente, o programa irá oferecer um link para atualização do cadastro e que deverá ser acessado com CPF e data de nascimento do requerente. Fotos e documentos precisam estar bem legíveis, do contrário podem ser recusados.

No valor total de R$ 1 mil para cada beneficiário, o auxílio emergencial será disponibilizado em duas parcelas de R$ 500 para 15,5 mil trabalhadores do transporte público, profissionais da cultura, profissionais liberais, autônomos, trabalhadores informais, feirantes e famílias em situação de vulnerabilidade.

A coordenadora do Núcleo de Análise de Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Kerla Dias, esclarece que o benefício será concedido na modalidade crédito, sem que o beneficiário possa sacar dinheiro em espécie, conforme manda a lei municipal.

“O cartão que será entregue para os beneficiários é exclusivamente para consumo de gênero alimentício e higiene pessoal. Não pode ser usado, por exemplo, para comprar bebida alcoólica. Como o próprio nome diz, é um auxílio para ajudar essas pessoas que enfrentam dificuldades devido à pandemia”, enfatiza a coordenadora.

Criado para contemplar categorias que têm sofrido com os impactos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19, o Programa Vencer começou o cadastramento para o auxílio emergencial no final de março passado, quando houve quase três milhões de acessos.

Para o cadastramento, foi criada uma plataforma digital própria. “É um sistema de cadastro e análise de dados desenvolvidos pela Diretoria de Tecnologia da Segov, a DTIC”, informa Kerla Dias, acrescentando que o sistema ainda utiliza tecnologia de mineração de dados.

Como o primeiro cadastramento não alcançou os 15,5 mil cartões do auxílio emergencial oferecido pela prefeitura, um novo link será oferecido aos trabalhadores e demais pessoas que se enquadram na lei do Programa Vencer, para recebimento do benefício.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP