O caso positivo é de uma mulher de 26 anos, por contato epidemiológico, no seu cônjuge, de 39 anos. O casal reside nos Estados Unidos e começou a sentir os sintomas quatro dias após chegar à capital paraense. Mas apenas o homem buscou atendimento médico em hospital da rede privada, em Belém. A Secretaria não divulgou o estado de saúde de pacientes sem autorização da família ou do próprio paciente.
A confirmação foi feita pelo instituto Evandro Chagas (IEC), órgão ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).
A ocorrência foi registrada no município de Belém, a capital. O Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) firmou parceria com o Instituto Evandro Chagas (IEC) para realizar o sequenciamento genético da amostra, que foi constatada na noite desta quinta-feira (5).
Todos os contatos do casal foram identificados pela vigilância do município, e estão sendo monitorados e orientados a manter o isolamento social para evitar a disseminação, caso tenham sido infectados.
A Sespa reforça a necessidade de que todos continuem mantendo o uso de máscara e o distanciamento social, e higienizando as mãos com água e sabão e álcool em gel para evitar a contaminação. Também devem procurar atendimento médico em caso de sintomas. É fundamental, ainda, ir aos postos de vacinação quando estiver na faixa etária do calendário de imunização.
Fonte: Sespa