Água com gosto de barro e mal cheiro chega às torneiras do parauapebenses. Comunidade se indigna com a situação e Saaep põe a culpa na chuva
Administrado pelo vice-prefeito de Parauapebas, Sérgio Balduíno, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) está oferecendo água da pior qualidade a seus moradores. Além disso, há denúncias de que o órgão não está pagando o adicional de periculosidade a funcionários que lidam com o tratamento de esgoto e que há falta de estrutura de trabalho em muitos casos.
No entanto, o que mais incomoda o morador de Parauapebas é a má qualidade da água fornecida nos últimos meses. De acordo com os parauapebenses, a água tem mal cheiro e tem o gosto de barro. Entre os bairros que reclamam da situação, Cidade Nova, Novo Brasil, Cidade Jardim e Primavera estão entre os principais.
Alguns moradores afirmaram, inclusive, que estão preferindo comprar galões de água mineral para usar, tanto com a higiene pessoal, como para preparar a alimentação. “Sinceramente, o Saaep precisa melhorar esta prestação de serviços em Parauapebas. A população paga para ter qualidade na água e não essa podridão”, informou Raimunda dos Santos, residente na rua Manaus, bairro Primavera.
Em nota, o Saaep explicou a situação. “A situação ocorreu devido às fortes chuvas deste mês. O volume de chuva elevou a quantidade de matéria orgânica na água, dificultando o tratamento. O Saaep já tomou as providências para que problemas dessa natureza não aconteçam.”
(Com informações do blog Papo Carajás)