No Domingo, 28 de março, de 2021, Parauapebas completou um ano do primeiro caso da covid-19, no município. O paciente diagnosticado positivamente com o novo coronavírus foi um jovem, de 27anos que na época teria retornado de uma viagem internacional, ele teria passado alguns dias na Itália, continente Europeu. o jovem realizou o exame PCR avaliado pelo laboratório central (Lacen) de Belém e testou positivo para Covid.
Na época muitas pessoas se assustaram com o resultado do exame do paciente. A população ficou temerosa com a confirmação do primeiro caso do coronavírus na cidade. Em virtude a isso, a administração municipal agiu rapidamente, passando a disponibilizar o exame para Covid, em massa além de, outras ações para ajudar a salvar vidas. A primeira morte por complicações da doença foi confirmada pela secretaria de saúde, no dia 11 de abril de 2020.
Após um ano do primeiro caso da covid-19, quase 40 mil pessoas foram recuperadas e venceram a luta contra a doença. O prefeito Darci Lermen não mede esforços e investe pesado, reforçando os investimentos para à saúde, cuidando da população ao longo da pandemia.
São inúmeros investimentos exclusivos para combater a pandemia do novo coronavírus entre eles:
– Medidas restritivas via decreto municipal
– Capacitação de profissionais de saúde para manejo da Covid
– Aquisição de testes rápidos
– Disque Covid
– Campanha de comunicação com foco em prevenção
– UPA foi preparada para atender exclusivamente síndrome gripal
– Construção do Hospital de Campanha
– Ampliação do número de UTIS e enfermarias de Covid
– Aquisição de respiradores
– Reforma do espaço do antigo Hospital Municipal
– Implantação de programas sociais entre outros…
Em janeiro de 2021, a prefeitura deu início a vacinação contra a covid-19. Idosos, indígenas e profissionais de saúde receberam a primeira dose do imunizante.
De acordo com secretaria de saúde, o município conta atualmente com 60 leitos exclusivos de atendimentos aos casos de Covid, onde 20 deles estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA- Cidade Jardim) e 40 estão na ala Covid do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), desses 15 são leitos de UTI e 25 de enfermaria.
Em parceria entre prefeitura e empresa Vale, a ala de Covid do HGP será ampliada com 28 novos leitos. A obra será concluída em poucos dias, a previsão de conclusão é para à próxima quinta-feira, 01 de abril.
Com os novos investimentos, Parauapebas passará a ter 108 leitos exclusivos para casos de coronavírus, em uma estrutura permanente que, depois da pandemia, vai continuar integrado a rede pública municipal de saúde.
A pandemia infelizmente ainda não acabou e precisamos continuar lutando contra o inimigo invisível. Os cuidados preventivos continuam sendo indispensáveis como utilização álcool gel, máscaras e distanciamento social.
Informações: Ascom/PMP