Unidade escolar atenderá os bairros Residencial Canaã e Nova Esperança
O secretário de educação de Canaã dos Carajás, Edilson Valadares, usou a tribuna da Câmara Municipal de Vereadores, durante o Grande Expediente da 34ª Sessão Ordinária de 2018, para falar sobre a primeira escola em tempo integral de Canaã dos Carajás. A unidade escolar, localizada no bairro Nova Esperança, atenderá cerca de 800 alunos da localidade e também do Residencial Canaã.
Quando assumiu o cargo máximo da educação no município, em seu primeiro discurso ainda no mês de abril, Edilson destacou como prioridade a implantação de escolas em tempo integral em Canaã. Durante sua fala na Câmara, Valadares lembrou que essa é uma das metas instituídas no plano municipal de educação elaborado em 2015. “Nesse sentido não avançamos ainda e a inauguração dessa nova escola será um marco para o nosso município. Em Palmas, município que visitei na companhia do prefeito, 70% das escolas já funcionam assim. Aquela capital é um exemplo, um modelo a ser seguido por todos nós. Lá eles possuem parcerias com a Polícia Militar, Exército, Marinha e Corpo de Bombeiros. Nós precisamos melhorar a qualidade do nosso ensino e entendo que essa é uma alternativa.”
O secretário também explicou que um dos objetivos é militarizar aquela unidade escolar. “Visitei Belém recentemente e estive com o comandante da Polícia Militar, coronel Emílio, e ele sinalizou que é possível uma parceria para a implantação da escola em tempo integral em parceria com a Polícia Militar. O comandante explicou que virá em breve fazer essa vistoria lá na escola. Vale lembrar que o que queremos é trazer a disciplina militar para os alunos e dentro da escola. Conto com o apoio desta Casa, pois a matéria virá em breve para a votação.”
Elenjusse Martins, diretora da futura escola, também fez o uso da palavra. “Quanto mais tempo o aluno fica na escola, mais fácil é garantir que ele trabalhe as dimensões social, física e afetiva. O Brasil ainda está engatinhando nessa proposta de permitir que o aluno fique mais tempo em sala de aula. Será um grande avanço.”
Conforme explicação da diretora, a jornada diária de cada aluno será 8 horas e 30 minutos, com intervalo de 1 hora para almoço e 15 minutos para o café da manhã e mais 15 para o lanche da tarde. Ou seja, a proposta incluirá as três refeições diárias.
Além das salas de aula, o projeto inclui biblioteca, laboratório de ciências, sala de recursos multifuncionais, sala de dança, quadra, horta, parquinho, bag fisher e refeitório. A previsão é que a escola seja inaugurada em dezembro.