Polícia prende acusado de mandar matar 8 trabalhadores rurais

Polícia prende acusado de mandar matar 8 trabalhadores rurais

24/01/2019 0 Por Redação

Crime ocorreu na Fazenda Ubá, em 1985. Hugo Edmundo Ortiz foi condenado pela Corte Internacional de Direitos Humanos (CIDH) e pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA)

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (24), em Marabá, José Edmundo Ortiz, acusado de ser mandante da execução de oito trabalhadores rurais ocupantes da Fazenda Ubá, em 1985, em São João do Araguaia.

José Edmundo Ortiz foi julgado e condenado pela pelo Tribunal de Justiça do Pará e pela Corte Internacional de Direitos Humanos (CIDH), que também condenou o Brasil e o Pará pelo episódio. Ele chegou a cumprir pena em 2006, no presídio de Marabá, mas teve concedida a prisão domiciliar.

Em 2007, as Câmaras Criminais Reunidas lhe concederam alvará de liberdade provisória. Em 2010, foi firmado um acordo entre os familiares das vítimas, o Estado Brasileiro e o Pará sobre o caso na CIDH. Mas somente em 2017 que foi expedido um novo mandado de prisão preventiva, pela 2º Vara do Tribunal do Júri da Capital, que condenou José Edmundo Ortiz a 152 anos de reclusão.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Publica e Defesa Social (Segup), José Edmundo Ortiz deve chegar a Belém na manhã de sexta-feira (25).

G1 PA